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COMO CRIAR A PIZZARIA PERFEITA

COMO CRIAR A PIZZARIA PERFEITA – Especialista mostra como se diferenciar da concorrência. Ele preparou cinco dicas para abrir uma pizzaria de sucesso.

A pizza é uma das paixões dos brasileiros. Até por isso, vender as “redondas” é uma escolha comum entre os empreendedores. O mercado é concorrido, mas tem oportunidades trazidas pela tecnologia: o surgimento dos aplicativos de delivery aumentou a demanda pelas pizzarias. “Antes, os consumidores não tinham o costume de comer pizza na hora do almoço. Hoje, com os apps, já é comum pedir a qualquer hora”. O exemplo é de Karyna Muniz, consultora do Sebrae-SP e chef de cozinha.

Segundo Muniz, os aplicativos também ajudam as pizzarias a montar modelos de negócios mais enxutos e baratos.

Já há estabelecimentos que nascem essencialmente como delivery, o que abre a possibilidade de ter um um negócio em um local não tão nobre, reduzindo os custos com aluguel.

Muniz preparou cinco dicas para abrir uma pizzaria de sucesso. Confira!

Defina um objetivo

“Qual será o meu modelo de negócio”. Para a consultora, essa é a primeira pergunta que o empreendedor deve ter em mente ao pensar em abrir um negócio neste mercado. Há diversos modelos de pizzaria, como à la carte, delivery (seja próprio ou em serviços como iFood e Rappi), rodízio e fast food. “Cada modelo tem um sistema de operação”, afirma Muniz. No caso do à la carte, por exemplo, há uma diferença de margem de lucro e produtos oferecidos se comparado com o fast food.

Para quem investe nos aplicativos de delivery, é preciso também estar atento – a qualidade do atendimento e se os produtos estão sendo anunciados de forma correta nas plataformas. “Com a alta demanda, geralmente, as pessoas não voltam para reclamar e já migram para os concorrentes.”

Entenda qual é o seu público-alvo

O cliente é uma peça fundamental na hora de montar um negócio. O empreendedor deve adequar seu restaurante de acordo com o comportamento e as preferências do seu público. “Se é uma pizzaria de bairro, seria bom apostar em um delivery. Mas se o empreendedor abre seu estabelecimento em um shopping, por exemplo, investir no formato de venda de pizzas em fatias é uma ideia interessante”, afirma a consultora.

O empreendedor que investe no modelo de fatias também acaba conquistando as pessoas que moram sozinhas e não querem comprar uma pizza de oito pedaços, de acordo com Muniz.

Monte uma boa estrutura

Para a consultora, ter uma boa estrutura é essencial para quem quer empreender no ramo da alimentação. É preciso pensar em que tipo de forno a pizza será aquecida e até mesmo em quais talheres e pratos serão disponibilizados. “A Vera Pizza Napoletana, por exemplo, requer um cuidado especial com a massa para ter a certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana, (AVPN)”, diz, referindo-se a uma organização que reconhece “redondas” feitas de acordo com a tradição napolitana. 

Aposte em um diferencial

De acordo com a consultora, a pizza de abobrinha já está entre as mais vendidas nos estabelecimentos. Para ela, isso mostra que mercado já está buscando investir em opções que vão além das clássicas calabresa e mussarela. Há uma preocupação maior em atingir o público que busca produtos mais saudáveis, oferecendo opções inovadoras. “Um exemplo interessante que vi foi uma pizza inspirada na cultura nordestina”, diz. Além disso, a alimentação saudável ganha espaço. “Vale a pena apostar em opções com vegetais e farinhas orgânicas.”.

Há também apostas que chegam até ser inusitadas, como a borda de coxinha, que foge do tradicional, mas que pode conquistar os consumidores mais jovens. Para atingir as classes A e B, a tendência é vender pizzas individuais e com sabores sofisticados. 

Invista na experiência

Com o sucesso do delivery, tirar as pessoas de casa para comer é um grande desafio. No entanto, para a consultora isso é possível se o empreendedor investir em algumas estratégias. Entre elas, estão criar um espaço kids e distribuir materiais lúdicos para as crianças. “Essa é uma forma de deixar os pais mais à vontade no local”, afirma Muniz. 

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios (11.09.2019)

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